Quando que um suposto divulgador de ciência se tornou um propagador de desinformação?

Assitia os vídeos do Space Today frequentemente no passado quando atualmente me deparo com o seguinte vídeo:

https://youtu.be/vMSi4TPeh0w

Nele, o Serjão comenta uma notícia, em tom de crítica, sobre a ANATEL ter licenciado uma empresa, a E-Space, para a operação no Brasil.

O curioso é o fato de que o Serjão deixa implícito no vídeo a existência de um contrato que seria firmado pelo Governo Brasileiro para a prestação do servido da E-Space, que não teria condição de cumpri-lo(mesmo tal contrato não existindo). O lado obscuro disso são os milhares de comentários que, além de afirmar que o governo é corrupto por essa manobra, apontam o resto da nação brasileira como estúpida e deficitária de educação e ciência.

Tendo visto esse vídeo, eu procurei no canal e percebi que isso é um tema recorrente nesse podcast, o apresentador comenta um tema interpretando-o errôneamente e usando o seu argumento de autoridade, acaba fomentando o ódio pelos "menos educados" aos visualizadores do conteúdo, propositalmente ou não. Nesse tipo de situação se tor na evidente o que, na minha ótica, seja um deficit da educação no Brasil. As pessoas aparentam possuir um nível reduzido de senso crítico e preferem-se manter na ignorância, terceirizando a análise para uma pessoa aparentemente mais esperta e acreditando cegamente nela.

Um detalhe é que isso é uma crítica a um problema que a culpa acredito que seja da educação e que afeta indiferentemente as pessoas com o ensino deficitário, seja ele de esquerda, direita, etc.

TLDR: As pessoas não querem pensar mais, querem escolher um líder e segui-lo cegamente, pois uma vez o julgaram confiável.

O post foi marcado como discussão, adorarei ler a perspectiva de vocês sobre o assunto.