Adoro quando meu aluno é diferente
Sou professor. Faço questão de saber o nome de cada um dos meus alunos, não só por educação, mas porque realmente ajuda na profissão! O próprio nome é sempre o melhor som que alguém pode ouvir. Nunca vi uma Júlia não sorrir orgulhosa depois de um "A Júlia respondeu com precisão", um Gabriel não se sentir validado após "A dúvida do Gabriel é excelente" ou um João dormir na aula depois de, na rua, pela manhã, eu o cumprimentar com "Bom dia, Jãozera".
Problema é que, após 3 anos de aula, estou passando dos 400 alunos acumulados e os nomes vão se confundindo. Dia desses, subindo a rua, vi um aluno lá, que dei aula faz 2 anos, e fui obrigado a dar só um aceno e um aperto de mão, pelo receio de errar o nome do rapaz. No começo de cada ano, esses cumprimentos silenciosos aumentam muito, vou confessar. Veja, eu não dou aula em uma faculdade conhecida por sua diversidade, então, praticamente todo rapaz é branco, alongado, jovem e careca. Preciso focar com microscópio, dos narizes até as orelhas, para não chamar Luca de Leonardo ou Marcelo de Marcos e ganhar inimigos para toda a vida!
Por isso que ver alguns na rua sempre é um alívio. O maior cabelo da faculdade, cheio, cheiroso, com uma unhas pintadas de maneira intercalada e um óculos redondo charmoso: oi, Pedro! que saudade de te ouvir, cara, espero que continue estudando Keynes. O supercílio, o septo, o lábio, todos com piercing, um cabelo pintado de azul: Natália, vi que passou na entidade de moda, fiquei muito feliz. A roupa e os acessários inteiramente rosas, com exceção do óculos de sol preto: boa tarde, Vivi! muito legal sua gestão no DA. O cabelo otimamente desgranhado, a camisa de banda e a calça rasgada: Bernardo, seu instagram e seus shows estão cada vez maiores.
Maior tristeza é quando, lá no finalzinho do curso, todo mundo converge para o terninho preto, o cabelo comportado e a ausência de acessórios. Acho que, daqui uns anos, se eu topo com algum na Faria Lima, não vou conseguir diferenciar nem com microscópio e boa vontade...